quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018    
You are here:  Home  

Easy to use SEO benfits with new hyper links

 


Para visitar o catálogo do inventário, clique no banner


 

 Audio-Walks
Minimizar
 
 
O Departamento dos Bens culturais está a desenvolver o projecto “Viagens com Alma: em torno da herança de Cluny na Diocese do Porto”, projecto que pretende esboçar o cruzamento entre identidade cultural, criação artística, inventário religioso e turismo, utilizando as artes performativas como factor integrador.

Nesse sentido, o Departamento convidou o Grupo VISÕES ÚTEIS a fim de desenhar um formato de fruição artística dos lugares... e espaços arquitectónicos. Os Audio-Walks são quatro ficções guiadas pelo Espírito dos Lugares, convidando o participante a levar a ficção da banda sonora ao encontro da paisagem e arquitectura... Venha passear connosco!


Locais e Horários:

- Mosteiro de São Pedro de Cête - Sábados das 17h às 19h
- Mosteiro de São Salvador de Paço de Sousa - Terças, Sábados e Domingos das 15h às 17h
- Mosteiro de Santo Tirso de Riba d' Ave - de Terça a Sábado das 15h30 às 17h30
- Mosteiro de São Salvador de Vairão - Domingos das 15h às 18h


(Acesso livre)

Contactos:
Telf: 222006144
E-mail: mail@visoesuteis.pt

 

 Santo do Mês
Minimizar

  
Minimizar

 A Reforma Cluniacense
Minimizar

Há 1100 anos, em Cluny, com a doação de Guilherme o Piedoso, Duque de Aquitânia, foi fundado um mosteiro colocado sob a direcção do abade Bernon.

Então, o monaquismo ocidental, que florescera, séculos antes, com e após São Bento, tinha decaído muito. Várias foram as causas:   condições políticas e sociais instáveis, pelas contínuas invasões e devastações de povos não integrados no tecido europeu, a pobreza difundida e, sobretudo, a dependência das abadias dos senhores locais, que controlavam tudo o que fizesse parte dos territórios de sua jurisdição. Foi, neste contexto, que surgiu, em 910, o grande ideal de Cluny que representou a alma de uma renovação profunda da vida monástica, segundo a inspiração originária de S. Bento. Restabeleceu-se a observância da Regra de São Bento, com algumas adaptações já introduzidas por outros reformadores.

Sobretudo, deu-se à Liturgia o papel central que deve ocupar na vida cristã.

(Para ler mais clique aqui)

 


 

 O prodígio de Cluny, a união europeia e um novo país
Minimizar

O sucesso de Cluny foi garantido, sobretudo, pela espiritualidade elevada que aí se cultivava, mas também por algumas outras condições que favoreciam o seu desenvolvimento.

Os guias e mentores de Cluny e das numerosas comunidades monásticas dependentes, eram pessoas de grande nobreza, cultura e dignidade,   como Odon, Emardo, Majolo, Odilão e sobretudo Hugo o Grande, que desempenharam um notável serviço, por longos períodos, garantindo estabilidade à reforma empreendida e à sua difusão.

ler mais

 


 

 

 

 

 Imagem do Dia
Minimizar

Oratório

Séc. XVII - XVIII

Vigararia de Castelo de Paiva

Copyright 2009 by BCDP   |  Privacidade  |  Condições de Utilização