Contactos

Rua Arcediago Van-Zeller,50

4050-621 Porto

Tel:+351 22 606 27 16

geral@bcdp.org

www.bcdp.org


Newsletter

se pretender receber as nossas novidades

Há 1100 anos, em Cluny, com a doação de Guilherme o Piedoso, Duque de Aquitânia, foi fundado um mosteiro colocado sob a direcção do abade Bernon.

ler mais
Sem Eventos

No próximo dia 1 de Dezembro, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, realizará a acção de formação "Critérios e Práticas de Conservação Preventiva", a ter lugar no Seminário de Vilar.

https://www.bensculturais.com/…/785-patrimonio-artistico-da…

ler mais

O Departamento dos Bens Culturais tem a honra de o/a convidar a assistir ao seminário: "Ativar a Memória: Tradição e Permanência", no encerramento do projeto Viagens com Alma - A Via para os Novos Mundos, a realizar no próximo dia 30, no Seminário de Vilar, pelas 15h00.

ler mais

Viagens com Alma no Douro | exposição coletiva | fotografia e vídeo

27 de fevereiro a 15 de março

 

O projeto “Viagens com Alma no Douro – A Via para os novos mundos”, (cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Valorização e Animação do Património Cultural) é a etapa que dá sequência ao trabalho já em curso pelo Secretariado Diocesano de Liturgia do Porto - Departamento de Bens Culturais da Igreja (SDLP/DBCI) de inventariar, dinamizar e tornar mais visível e acessível o património religioso, no âmbito geográfico da Diocese do Porto. Chega agora o momento de abrir este património à criação artística contemporânea, cruzando o valor material daquele com o desafio imaterial colocado por esta.

 

Daí a aposta na construção de uma exposição colectiva que reinterpreta o Douro, as suas gentes, o seu território e o seu património, selecionando 6 trabalhos (3 de fotografia e 3 de vídeo, eleitos a partir de uma convocatória dirigida a todos os jovens de todo o país e que teve mais de 4 dezenas de candidaturas) com foco na seleção de elementos patrimoniais que se situam no território de intervenção do projeto: o Douro interior e exterior que é essência das freguesias da diocese do Porto: Baião, Castelo de Paiva, Gondomar, Marco de Canaveses, Penafiel, Porto, Santa Maria da Feira (Canedo) e Vila Nova de Gaia, acrescentando diversidade de visão e de expressão ao seu património religioso.

 

Fotografia

Catarina Gonçalves e Limamil (“Cianotipia em pano-cru”),

Marlene Pinto e Sérgio Rolando (“Oragos Privados”)

Paulo Cunha Martins (“Do Lugar, para a Matéria, Sobre a Memória”)

 

Vídeo

André Vieira e Priscilla Fontoura (“Para quem tocam os sinos?”)

Leonel Meneses e Sara Pereira (“Talha Douro”)

Mariana Marques (“Santos do Douro”)

https://www.facebook.com/viagenscomalmanodouro

ler mais

O projeto “Viagens com Alma no Douro – A Via para os novos mundos”, (cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Valorização e Animação do Património Cultural) é a etapa seguinte do trabalho já em curso pelo Secretariado Diocesano de Liturgia do Porto - Departamento de Bens Culturais da Igreja (SDLP/DBCI) de inventariar, dinamizar e tornar mais visível e acessível o património religioso, no âmbito geográfico da Diocese do Porto. Chega agora o momento de abrir este património à criação artística contemporânea, cruzando o valor material daquele com o desafio imaterial colocado por esta.

Porque acreditamos no capital humano do território, e porque o queremos ainda mais presente no capital patrimonial que o Norte tem, apostamos na abertura de uma convocatória dirigida a todos os jovens de todo o país que criam ou desejam criar novas obras audiovisuais. Convocamos todos e cada um dos alunos do ensino secundário, profissional e universitário, bem como os jovens profissionais das áreas do cinema, fotografia, vídeo, propostos individualmente ou em equipa, formada por quantos queiram trabalhar em conjunto. De todos, serão escolhidos 3 projetos de vídeo e 3 projetos de fotografia, ambos com perfil documental e com foco na seleção de elementos patrimoniais que se situam no território de intervenção do projeto: a diocese do Porto. Os 6 projetos selecionados serão expostos numa mostra final que será inscrita na agenda cultural da região. O prémio para cada projeto selecionado tem a forma de um investimento de 2.000€ por cada projeto vídeo e investimento de 1.000€ por cada projeto de fotografia.

 

Saber mais

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 


ler mais

Agência Ecclesia:

© Departamento dos Bens Culturais da igreja